14/05/2008

Banda do Corpo de Bombeiros faz apresentação na Estação Ferroviária de Joinville




A Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foi uma das atrações neste domingo (27) na Estação da Memória, na rua Leite Ribeiro. A apresentação fez parte da programação especial de inauguração do espaço renovado da antiga estação ferroviária. O convite foi feito pela Fundação Cultural de Joinville, abrilhantando a entrega à comunidade da nova opção que vai abrigar áreas de lazer, cultura e educação do município.
Conforme o maestro Eleazar Sprogis, regente da banda, a apresentação no evento integra a proposta de inserir o grupo de músicos em programações com o objetivo de apresentar o trabalho realizado pela corporação desde 2004.
"O trabalho dos bombeiros sempre está identificado com momentos de tristeza, no combate ao fogo e nos resgates a acidentes de trânsito e em outras ocorrências. Com a música, mostramos o outro lado, da cultura, do entretenimento e da possibilidade de valorização da arte", assinala.
Contando com 92 integrantes na faixa de 12 a 21 anos, a banda reúne 44 músicos no seu grupo principal e 35 participantes de uma escolinha que forma músicos e 12 meninas que fazem as coreografias nas apresentações.
Além das apresentações especiais, o grupo desenvolve o projeto "Banda nos bairros", iniciativa apoiada pela Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura, por meio do SIMDEC - Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultural, com patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen. Em 2007, o projeto reuniu oficinas e concertos em vários pontos da cidade, privilegiando públicos diferentes, valorizando este gênero. Conforme Voldis Sprogis, a série de apresentações ao público e de oficinas de educação musical contribuiu para o despertar de maior interesse pela música de banda.
"Nossa intenção é tornar a música de banda mais presente na comunidade e com isso motivar mais pessoas a não só prestigiar esse gênero como despertar o gosto pelo aprendizado de algum instrumento", assinala. Nos encontros nas escolas e em outros locais da comunidade, são repassadas informações sobre as características de cada grupo musical, a forma de regência, tipos de instrumentos, finalizando com demonstrações.
Além da continuidade do projeto "Banda nos bairros", em 2008 a corporação vai realizar o projeto "Escola de banda", com o objetivo de formar músicos neste gênero musical. O projeto pode ser incentivado pela Lei Rouanet - interessados em patrocinar a iniciativa podem obter mais informações com o maestro Voldis, pelos telefones (47) 3431-1112 e 8422-2465.